
Resenha 🌷
336 páginas // Leigh Bardugo // Planeta Minotauro
Olá leitores, hoje trago a resenha do livro RUÍNA E ASCENSÃO, terceiro livro da série Grishaverso, recebido em parceria com a Editora Planeta Minotauro, e que foi lido pela colaboradora, Ale.
Se você não leu os dois livros anteriores, está resenha pode conter spoiler.
Após o último embate com Darkling, Alina se vê encurralada no subsolo, tentando recuperar as forças para salvar Ravka das garras de seu oponente.
Sob a proteção e a vigilância do Apparat, Alina atinge outro status agora não é somente a Conjuradora do Sol, mas sim uma Santa que carrega em seus ombros a esperança de fiéis que rezam por um futuro mais brilhante. No entanto, invocar a luz nunca foi tão difícil.
Com o futuro do país em suas mãos, Alina partirá em busca do terceiro amplificador de Morozova, o mitológico pássaro de fogo, com o objetivo de derrotar o Darkling e libertar Ravka de uma vez por todas.
🌷Que trilogia maravilhosa!
Eu adorei absolutamente tudo nessa trilogia: as histórias, a narrativa, os vilões, os grishas e, além disso, tudo o que mais amei foi o nosso casal Alyna e Maly.
Apesar de muita gente julgar que o casal não tem química, e que o romance demora a acontecer, eu sempre shippei muito estes dois juntos.
Para mim, os dois tem uma conexão de alma gêmea, e que possuem um amor que está ali para cuidar, preservar e ajudar em todos os momentos.
E neste livro em específico, o amor de Alina e Maly, enfrenta barreiras e questões que colocam a relação a prova a todo momento, mas que consegue superar todos os obstáculos que surgem.
“Eu permanecerei ao seu lado, Alina… enquanto você deixar.”
Já sobre os outros personagens, o Darkling em especial é um vilão com “V” maiúsculo, com direito a destruição, muitas mortes, e vinganças sem piedade.
Ele é altamente egocêntrico, onde ele pensa única e exclusivamente somente em si mesmo.
E eu confesso que amei o final dele, apesar de saber que muitos
queriam um final diferente.
Outro personagem que gostei bastante, foi o Nikolai, no qual eu gostaria muito que tivesse só um livro dele, já que ele é um amigo fiel e amoroso com a Alina e toda a sua gangue.
E apesar de algumas decisões que ele queria tomar, ele sempre respeitou o amor da Alina com o Maly.
Por fim, amei absolutamente tudo.
A história foi coerente, coesa e muito rápida.
A autora não enrola, e não estende a narrativa em cenas irrelevantes.
Eu fiquei com frio na barriga em vários momentos, e feliz de ter acompanhado um amor de alma lindo entre os protagonistas, e que teve um final de arrepiar.
Foi um final tão incrível, sendo difícil não derramar lágrimas no epílogo, tamanha foi a emoção que senti.
Então, Netflix… já estou prontinha aguardando a continuação da série também, para assim poder matar a saudades destes personagens que tanto amei.