Resenha: Binti / Nnedi Okorafor

Resenha: Binti / Nnedi Okorafor

Resenha 🌷

378 páginas // Nnedi Okorafor // Galera Record
Olá leitores, hoje trago a resenha do livro BINTI, que eu recebi em parceria com a editora Galera Record, lido pela colaboradora, Helena.

Seu nome é Binti, e ela é a primeira de seu povo a ser aceita pela Universidade de Oomza, a instituição superior mais prestigiada da galáxia. Sua aptidão em matemática e habilidade com astrolábios fazem dela a candidata perfeita para empreender esse desafio interestelar. É, realmente, uma oportunidade imperdivel. Mas se decidir partir para explorar as estrelas, passará a viver entre estranhos, pessoas que desconhecem completamente as tradições e os costumes himba – e, principalmente, desistirá de seu lugar entre a familía.

No entanto, conhecimento tem um custo, e Binti está disposta a pagar o preço. Mas sua jornada não será fácil. Ela precisará deixar a proteção da vida familiar em sua casa, atravessar as estrelas, afastar-se das fronteiras da Terra, mas isso não é tudo: o mundo que deseja entrar está há muito tempo infestado por Medusas – uma raça alienígena que se tornou seu maior pesadelo. A Universidade de Oomza desonrou as criaturas de uma forma inacreditável, e a viagem estelar de Binti a deixará ao alcance da rainha Medusa.

Se Binti quiser sobreviver ao legado de uma guerra não causada por ela, precisará unir os dons e a sabedoria de seu povo à sabedoria dos decanos da Universidade – mas, primeiro, ela precisa chegar viva ao planeta.

🌷Binti é um livro de fantasia com ares de ficção científica, lançado aqui no Brasil, em uma edição única, mas que fora do país, ele na verdade é uma trilogia.

Confesso que isso, fez com que eu me animasse muito a ler o livro, porque numa só edição, eu teria acesso às três edições, sem precisar esperar o lançamento dos próximos.

Por ser um livro afropolitano, até um pouco afrofuturista, achei uma história diferente de todas as que eu já havia lido até hoje.

Contudo, tive alguns problemas com a história.

A ideia e a criação dos personagens foi muito boa, mas achei que a história foi pouco explorada.

Tinha tudo para ser um livro que tivesse um desenvolvimento bom, mas que pecou em certos pontos, e achei as explicações sobre alguns fatos, muito aquém do que eu esperava.

Existe um determinado acontecimento que ocorre logo no início do livro, e que eu fiquei pensando que o autor a partir dali, trabalharia a história com ares de muita ação, mas não foi o que aconteceu.

Talvez, eu esperasse mais da Binti do que ela poderia me dar.

Achei lento em momentos que poderia ter sido mais rápido, e nos momentos que poderia ser mais lento e bem trabalho, o autor pecou e deixou a história corrida demais do meu ponto de vista.

Contudo, o autor trabalhou temas diferentes, como o protagonismo negro, a cultura, sexualidade, feminismo, e avanço tecnológico, o que pode fazer com que outras pessoas tenham uma opinião diferente da minha.

Portando, apesar de não ser uma opinião positiva sobre a história como um todo, recomendo a leitura, pois, para você a história pode diferir e você pode gostar da trama, diferentemente do que houve comigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s