Resenha: A biblioteca de Paris / Janet Skeslien Charles

Resenha: A biblioteca de Paris / Janet Skeslien Charles

“Apenas uma história sobre amor, amizade, família e livros”

Resenha 🌷

392 páginas // janet Skeslien Charles
Olá leitores, hoje trago a resenha do livro A BIBLIOTECA DE PARIS, que eu recebi e li em parceria com a editora Record.

Odile Souchet tem tudo o que sempre sonhou: um namorado apaixonado, trabalha em uma biblioteca recheada de livros pelos quais é apaixonada, e é completamente feliz com a vida ri que vive.

Contudo, estamos no ano de 1939, em uma Paris que será invadida em breve pelos Nazistas, já que a Segunda Guerra Mundial acaba de eclodir.

E ela sabe que sua biblioteca corre grandes riscos, já que os nazistas consideram que os livros contêm palavras proibidas, e devem ser destruídas a qualquer custo.

Determinada a salvar a biblioteca e ajudar o máximo de judeus que conseguir, ela se une aos seus colegas de trabalho para salvar o máximo que puder.

Mais de quarenta anos depois, vamos conhecer Lily que é uma adolescente que só quer viver intensamente.

Quando conhece sua velha vizinha e passa a conhecer mais sobre o passado dela, Lily percebe que ambas tem várias coisas em comum, como a paixão por conhecer diferentes idiomas, os mesmos anseios e os mesmos ciúmes, sem suspeitar que algo do passado acaba as unindo mais do que essas coisas em comum.

🌷Eu tava super empolgada para ler esse livro, por conta de dois temas que ele trata e que eu amo absurdamente: Segunda Guerra Mundial e os livros.

A história é contada em dois momentos, sendo eles separados por tempo, local e narração.

No primeiro momento, vamos conhecer a história pelos olhos da Odile, uma mulher determinada que viveu em Paris, que acaba de ser tomada pelos nazistas.

Vamos ter também a narrativa de Lily, uma adolescente de treze anos que vive em Montana, mas a história se passa mais de quarenta anos depois da história que a Odile nos conta.

O que eu mais gostei no livro, foi esse paralelo que a autora fez, onde ela juntou a história dessas duas protagonistas totalmente diferentes, não somente em experiência de vida, mas também em idade, mas que vão manter uma ligação muito forte durante a história.

Confesso que o início eu demorei a me apegar a história, e achei um pouco cansativo, mas passando das cem primeiras páginas a história ficou bem mais envolvente, e eu consegui me apegar mais a trama.

Um ponto que tem um destaque muito relevante na história, é que a autora conseguiu criar personagens bem reais, e que fogem daquele clichê que personagens perfeitos, que nunca erram.
Não iremos encontrar isso na história. Vamos encontrar pessoas com medos, anseios, que erram, acertam, que tem seus segredos, teimosas, mas que tentam aprender mesmo com todos os defeitos que possuem.

O que mais me tocou, foi ver como a amizade tem um valor enorme na nossa vida, sendo ela capaz de nos salvar, ou até mesmo de nos destruir.

Gostei bastante da quantidade de detalhes que a autora conseguiu trazer na trama, o que mostrou que ela foi bem fiel ao tema tratado, com uma riqueza de detalhes impressionante.

Então, se você gosta de histórias que misturem livros, guerra, amizade, amor e família, essa é uma ótima história para você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s