Resenha: Marcados: Racismo, antirracismo e vocês // Jason Reynolds & Ibram X. Kendi

Resenha: Marcados: Racismo, antirracismo e vocês // Jason Reynolds & Ibram X. Kendi

Resenha 🌷

238 páginas // Jason Reynolds & Ibram X. Kendi // Galera Record.

Olá leitores, hoje trago a resenha do livro MARCADOS: RACISMO, ANTIRRACISMO E VOCÊS, que eu recebi e li em parceria com a editora Galera Record.

Uma poderosa análise sobre as origens do racismo nos Estados Unidos da América e como fazer para destruí-lo. Edição conta com orelha assinada por Taís Araujo.

A construção das raças sempre foi utilizada como estratégia para obter e manter o poder, para criar dinâmicas que, ao mesmo tempo, oprimem, separam e silenciam. Argumentos racistas são tecidos e, a partir de então, disseminados ao longo da história, e o primeiro passo para que seja possível construir uma sociedade antirracista é, acima de tudo, conhecendo profundamente o passado e o presente.

Marcados: Racismo, antirracismo e vocês delineia a história do racismo, expondo como diversas narrativas políticas, literárias e filosóficas ao longo do tempo foram utilizadas com a finalidade de justificar a opressão em massa, a escravidão e o genocídio de pessoas negras.

Marcados não apenas direciona os holofotes para as várias e distintas formas de racismo presentes no dia a dia, mas também para quais estratégias você pode – e deve – adotar para identificar e eliminar, em seu cotidiano, pensamentos e posturas racistas, com o objetivo de criarmos um futuro justo, igualitário, consciente e, sem dúvidas, melhor.

🌷Que livro necessário.

Essa história foi muito bem escrita, contando através da história, mas de uma forma bem simples, como ao longo dos anos, justificavam o ódio, o racismo, e a escravidão, com o objetivo claro, de os colocar como pessoas que não mereciam o respeito e viver na mesma sociedade que os brancos.

E o pior de tudo, foi que o livro mostra como isso tudo foi feito com o único objetivo de oprimir, e como ao longo do tempo a sociedade foi moldada a acreditar em tudo aquilo.

Eu gostei muito da escrita dos autores, que é rápida, contundente, e que me ensinou muito sobre muitas das coisas a qual eu não conhecia ou não entendia.

É um livro sobre os negros, mas principalmente para que nos brancos aprendamos a como fazer para destruir tudo isso, e em como, muitas vezes somos preconceituosos, sem nos dar conta, principalmente porque fomos moldados para isso, mas que somente nos, podemos mudar essa cultura e transformar o mundo num lugar mais justo é melhor para se viver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s