
💬 “— Gostaria de ter trazido vocês a outro lugar, jovem Zoya — disse Elizaveta. — Já tínhamos poder antes que a palavra Grisha nem sequer fosse sussurrada, quando o extraordinário ainda era chamado milagre e magia. Vivemos vidas tão longas que fazem a história de Ravka parecer um instante fugaz. Mas este lugar, este ponto específico da Dobra, sempre foi sagrado, um lugar onde nosso poder atingia seu ápice e onde estávamos mais profundamente conectados com a criação no coração do mundo. Aqui, qualquer coisa era possível.”
Resenha 🌷
602 páginas // Leigh Bardugo // Planeta Minotauro
Olá leitores, hoje trago a resenha do livro KING OF SCARS – TRONO DE OURO E CINZAS, que faz parte do universo do Grishaverso, recebido em parceria com a editora Planeta Minotauro, e foi lido pela colaboradora, Ale.
AVISO: se você não leu nenhum livro do Grishaverso, está resenha pode conter spoiler.
Nikolai Lantsov, o deslumbrante rei de Ravka, sempre teve o dom de fazer coisas impossíveis. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu com ele durante a guerra civil, antes que ele subisse ao trono — e o próprio rei prefere que continue assim.
Agora, inimigos se aproximam por todos os lados, e Nikolai precisa encontrar uma maneira de encher os cofres de Ravka, forjar novas alianças e proteger o exército Grisha de ameaças.
Porém, a magia sombria que se esconde dentro dele parece cada dia mais forte, ameaçando destruir tudo o que ele fez e vem fazendo por seu povo.
Acompanhado de um jovem monge e de Zoya Nazyalensky, Nikolai viajará para os cantos mais longínquos de Ravka, onde a magia profunda ainda existe, em busca da cura para o terrível mal que está dentro dele.
🌷King of Scars é um livro de passagem para o último do universo grisha, e acredito que por isso, a autora deixou todas as questões para resolver no último livro.
Por isso, o começo é bem moroso, mas todas as histórias inseridas aqui são resolvidas e entregue no final desse livro, o que de fato me agradou muito.
A trama se inicia após três anos do último livro da trilogia Sombras e Ossos, e um mês após o último livro de Six of Crows, portanto é necessária a leitura desses livros para entender a história, pois, ela é uma continuação.
A narrativa se divide em dois arcos:
Primeiramente com a Nina e sua jornada após a perda repentina de Mattheo.
E segundo, com nosso querido rei Nikolai e Zoya sua fiel escudeira, que busca uma cura para a sombra que habita dentro dele.
Depois da batalha no porto, Nina adquiriu um poder muito importante, o que fez com que eu me emocionasse em vários momentos por conta de sua jornada em busca de recomeçar e superar sua enorme perda.
Fora isso, a missão da Nina é muito importante para a sobrevivência de Ravka e para o reinado de Nikolai.
A parte dela tem mistérios, crimes, investigação, resgate e um reencontro sinistro e improvável.
Deu para perceber que a Nina será uma peça chave para o próximo livro.
Nikolai ainda carrega a sombra negra que está cada vez mais forte e ele não consegue mais controlá-la.
Agora a sombra que parece um volcra, age por si só colocando a vida das pessoas em perigo, principalmente daquelas que Nikolai ama, por isso ele resolve ir atrás da cura.
A jornada de Nikolai é de tirar o fôlego, muitas lutas, batalhas e suspense, além disso, ele precisa se preparar para um possível guerra, reerguer Ravka e se preparar para um casamento, pois precisa produzir sucessores.
No final da jornada tem um mega, super plot-twist que os fãs da série com certeza vão ficar bem surpreendidos.
Mas o destaque desse arco com certeza é Zoya: ela rouba a cena, que mulher maravilhosa, forte, dedicada e comprometida com seu rei.
Terminei o livro preparando meu coração para o próximo livro, que tem tudo para fechar esse universo todo com maestria.