
💬”Um homem não se recupera de uma tal devoção a uma tal mulher. Não deveria; não pode”
Resenha 🌷
266 páginas // Jane Austen // Editora José Olympio
Olá leitores, hoje trago a resenha do livro PERSUASÃO, que eu recebi e li em parceria com a editora José Olympio.
Anne Elliot vive desde muito nova com seu pai e sua irmã mais velha.
Sempre foi sensata, pensativa e viu a sociedade como ela é: elitizada e sem poucas chances de melhora para quem nasceu numa classe inferior.
Seu pai já é o oposto: um homem que dá muito valor para bens materiais, títulos e um interesse enorme por conexões que lhes sejam vantajosas.
Quando nova, se apaixonou intensamente pelo Capitão Frederick Wentwort, mas foi desaconselhada a continuar este romance, porque ele era um homem sem posses ou títulos.
Quando oito anos depois eles se reencontraram, a mágoa pelas decisões de Anne, ainda permanecem fortes no coração do Capitão Wentworth.
🌷Eu sei o quanto muitos de vocês estavam ansiosos para esta resenha, porque apesar de já ter lido muitos clássicos, principalmente na adolescência, eu não havia os resenhado aqui ainda.
E vamos começar em grande estilo, com um dos romances mais famosos de Jane Austen.
Para quem já leu os livros da autora, sabe que ela trabalha muito a parte narrativa, onde ela descreve pensamentos, cenários, e molda muito a personalidade dos personagens.
Confesso que por conta disso, a leitura ao meu ver é um pouco lenta, porque você acaba tendo que prestar atenção aos detalhes, para entender bem a história.
Eu, particularmente gosto da forma como a autora é a frente do seu tempo.
Os temas que ela retrata, como política, injustiças, preconceito, e também o amor.
Ao ler o livro, é necessário entender que não é um romance de época, mas sim, um clássico, que diferente dos romances de época publicados e escritos atualmente, o de Jane, foi escrito e retrata a realidade da época em que ela mesma vivia.
Eu gostei bastante do desenvolvimento da história, dos personagens que foram bem trabalhados, apesar de achar que o romance em si, demorou a desenrolar, mas como falei, é algo normal para a época que ela vivia e retratava.
O final foi bem bonito, emocionante, e valeu a pena toda à espera, porque conseguiu me emocionar, apesar de não ser como eu bem esperava.